Sex, 13 de julho de 2018, 17:28

Juviano Borges assume presidência do Conselho Diretor
Conselheira Vera França deixa o cargo

Servidor aposentado da Universidade Federal de Sergipe, Juviano Borges Garcia é o novo presidente do Conselho Diretor (CD). Anteriormente vice-presidente do órgão, o economista assume a vaga da então presidente Vera Lúcia Alves França para o término do biênio 2017/2019.

Formado em Economia na casa, Juviano Borges foi, dentre várias cargos, pró-reitor de Administração, diretor do Departamento de Recursos Financeiros e coordenador de programação orçamentária. Atuou ainda na Comissão Estadual e Planejamento Agrícola (Cepa/SE), no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Condese) e na Associação Sergipana de Administração.

Juviano Borges (à direita) assume a presidência do Conselho Diretor, órgão que tem a função de exercer a administração da Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFS). (Fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)

Ao assumir o mandato, Juviano enalteceu a última presidente a ocupar o posto. “Foi um prazer muito grande quando fui convidado para fazer parte desse colegiado, dada a composição do conselho de pessoas ilustres e competentes. Muita honra de ter sido vice-presidente da professora Vera França, que sempre pautou sua vida dedicando-se à educação como um todo”, disse.

O pró-reitor de Planejamento, Rosalvo Santos, que representou o reitor Angelo Roberto Antoniolli na reunião, também falou da participação de Vera França à frente do Conselho Diretor. “Ressalto a modéstia, simplicidade, tolerância e equilíbrio em inúmeros dos trabalhos desenvolvidos pela professora na condução do Conselho Diretor como presidente e por onde tenha passado”, destacou.

O pró-reitor de Planejamento, Rosalvo Santos, participou da reunião como representante do reitor Angelo Roberto Antoniolli.

A professora Vera França ingressou na UFS ainda como aluna, em 1977, no curso de licenciatura em Geografia. Desde então, se dedicou à pesquisa, à docência e, posteriormente, ao referido colegiado, do qual se tornou membro em 2012.

Vera foi a primeira mulher a presidir o CD e, para a conselheira Terezinha Oliva, a ex-presidente honrou seu cargo. "Ali esteve uma pessoa comprometida, competente, cordial e generosa que eu sempre conheci e com quem sempre dividi muitas atividades de pesquisa", falou.

Conselheira desde 2012, Vera França se despede do cargo de presidente do Conselho Diretor.

Conselho Diretor

Com a função de exercer a administração da Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFS) e superintender as atividades financeiras da instituição, o Conselho Diretor é constituído por seis membros e a mesma quantidade de respectivos suplentes nomeados pelo presidente da República.

A escolha dos conselheiros é feita dentre pessoas que são consideradas de ilibada reputação e notória competência, sendo três de livre escolha do presidente da República, um indicado pelo MEC, um pelo governo do Estado e um membro indicado pelo presidente da Petrobras.

O mandato para conselheiro do CD tem duração de seis anos, e de dois anos para presidente. Em 2019, serão realizadas novas eleições.

O mandato de Juviano Borges, à frente do Conselho Diretor, vai até 2019.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Seg, 16 de julho de 2018, 09:00