Reitores

Galeria dos reitores da Universidade Federal de Sergipe e pequena biografia.

João Cardoso do Nascimento Júnior (1968-1972)
Nasceu na cidade de Piquete/SP. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia. Falecido em 1988, o primeiro reitor da Universidade Federal legou à instituição a instalação dos cursos de Odontologia, Engenharia Química, Licenciatura em Química, Ciências Biológicas, Matemática, Física, além dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. João Cardoso também resistiu com habilidade às exigências dos militares para expulsar estudantes que participavam do movimento estudantil.

Luiz Bispo (1972-1976)
Nascido em Alagoas, recebeu o titulo de cidadão sergipano. Tornou-se Bacharel na Faculdade de Direito de Sergipe, em 1955. Em sua gestão foram liberados recursos para a aquisição de grande parte da área onde está construída a Cidade Universitária Prof. Aloísio de Campos, na cidade de São Cristóvão/SE. Nesta, realizou o primeiro Festival de Artes em comemoração ao sesquicentenário da Independência do Brasil. Em sua gestão foi reaberto o Diretório Central dos Estudantes, fechado desde 1964.

José Aloísio de Campos (1976-1980)
Nascido na cidade de Frei Paulo/SE. Em 1943 formou-se pela Universidade Federal da Bahia, em Ciências Contábeis. Ocupou inúmeros cargos e exerceu diversas atividades no Estado de Sergipe. Foi o primeiro secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sergipe – CONDESE, além de prefeito da cidade de Aracaju (1968-1970). Trabalhou incessantemente para ver edificado o Campus Universitário na cidade de São Cristóvão, inaugurado no final de sua gestão.

Gilson Cajueiro de Hollanda (1980-1984)
Gestão que concluiu a construção do prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), além das obras do Restaurante Universitário. Ainda em sua gestão o Hospital Sanatório foi incorporado e adaptado fisicamente às exigências dos cursos da saúde. O Centro de Processamento de Dados (CPD) foi ampliado e a UFS foi beneficiada com a criação de setores fundamentais para o seu desenvolvimento e crescimento acadêmico.

Eduardo Antonio Conde Garcia (1984-1988)
Nascido em Aracaju/SE, é formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe. Em sua gestão ocorreu a implantação do projeto arqueológico da UFS no sentido de realizar o salvamento de peças arqueológicas na região alagada pela Hidroelétrica de Xingó. Também houve a criação do Mestrado em Geografia, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), do Programa de Apoio às Atividades de Pesquisa, do Encontro Sergipano de Coros, bem como a construção dos blocos de anatomia patológica e a reforma do Hospital Universitário.

Clodoaldo de Alencar Filho (1988-1992)
Nascido na cidade de Estância/SE, é formado em Letras-Inglês pela UFS e membro da Academia Sergipana de Letras. Em sua gestão foram criados novos cursos: Bacharelado em Informática, Engenharia Agronômica, Psicologia, Bacharelado em Ciências Sociais, Comunicação Social – Jornalismo, Arte e Educação, Rádio e Televisão. Ampliou o acervo bibliográfico da BICEN, criou o Núcleo de Assuntos Internacionais – NAI e promoveu a transferência do ambulatório do Hospital de Cirurgia para o Hospital Universitário, entre outras ações.

Luiz Hermínio de Aguiar Oliveira (1992-1996)
Sergipano, formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe. Um dos frutos de sua gestão foi a elaboração do projeto para implementação de cursos de licenciatura plena no interior do Estado de Sergipe. Criou a Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe – FAPESE, construiu os prédios para a sede do Colégio de Aplicação, do curso de Odontologia, do ambulatório de Medicina, do CESAD e o módulo do complexo poliesportivo. Além disso, informatizou a BICEN e realizou outras ações, como a instalação do Museu do Homem Sergipano.

José Fernandes de Lima (1996-2000 e 2000-2004)
Descrição.

Josué Modesto dos Passos Subrinho (2004-2008 e 2008-2012)
Nasceu na cidade de Ribeirópolis em 22 de janeiro de 1956. É graduado em Ciências Econômicas pela UFS (1977), possui Mestrado (1983) e Doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp (1992) na área de História Econômica. Em sua gestão, adotou o lema “Expandir para incluir” e buscou o crescimento, qualidade acadêmica, sustentabilidade e inclusão social. Foi Vice-Reitor da UFS no período de 1996 a 2004. Atualmente, é professor associado do Departamento de Economia (DEE/CCSA).

Angelo Roberto Antoniolli (2012-atual)
Descrição.

Fonte: SOUZA, Josefa Eliana. História e Memória da Universidade Federal de Sergipe (1968-2012). Estudo em processo de finalização.

Última atualização:
sex, 12/04/2013 - 15:02


Página criada em: