Professores e técnicos serão homenageados

A Universidade Federal de Sergipe está completando 45 anos de fundação, e para comemorar a instituição irá realizar hoje, 15 de maio, data do aniversário, a tradicional solenidade dos Conselhos Superiores para a outorga de títulos.

O evento vai ocorrer às 19h, no Teatro Atheneu, em Aracaju.

Dentre os homenageados, encontra-se o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a quem será concedido o título de doutor honoris causa. Contudo, devido a agenda de compromissos, o ex-presidente não poderá comparecer.

Segundo o Estatuto da UFS, o título de doutor honoris causa é concedido “a personalidades que se distinguem, seja pelo saber, pela atuação em prol da Filosofia, das Ciências, das Artes e das Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos”.

Ainda na cerimônia, a professora Maria Lúcia Dal Farra, vencedora em 2012 do Prêmio Jabuti com o melhor livro de poesia, receberá a medalha do mérito cultural. Prêmio que, ainda de acordo com o Estatuto, é “dedicado a personalidades que se destacam por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da cultura”.

Aos professores que se aposentaram e alcançaram posição eminente na pesquisa ou no ensino da instituição são dedicados os títulos de professor emérito. Os homenageados serão: Edith Maria Bastos Paixão e Maria Izabel Maynard Pereira Oliveira (CCBS); Fernando Miguel Pacheco Chaves (CCET); Olímpio de Oliveira Passos e Ernani Oliveira Lima (CCSA); e José Maria de Oliveira Silva e Maria de Fátima Monte Lima (CECH).

Servidores técnico-administrativos de todos os centros também receberão homenagens. São eles: Paulo Roberto Menezes Porto (CCBS); André Alexandre Barros Paixão (CCET); Maria José Cabral Nunes (in memorian) (CCSA); e Ademir Alves do Nascimento (in memorian) (CECH).

Ascom

comunica@ufs.br