Qui, 30 de junho de 2022, 13:37

Colégio de Aplicação da UFS retoma tradicional festa junina
Na véspera de São Pedro, comemoração reúne funcionários, alunos e suas famílias
Fotos: Pedro Ramos/Ascom UFS

Quadrilhas, apresentações musicais, barracas são comuns em qualquer confraternização junina. Mas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS), a comemoração tem dois ingredientes a mais: a participação dos estudantes na organização e a integração de seus familiares à festa.

A festa junina do Codap aconteceu na tarde desta terça-feira, 28, véspera do dia de São Pedro, nas dependências do colégio. A confraternização teve quadrilhas, barracas temáticas, apresentações musicais, sorteios, desfiles de rei e rainha do milho.

1g6a0369

“Em função da pandemia, ficamos dois anos em atividades remotas e agora a gente tem a felicidade de voltar a fazer atividades presenciais, e exatamente com o festejo junino, né?”, comemora o diretor do Codap, Carlos Alberto Barreto. “Valorizando a cultura do Nordeste, valorizando o trabalho dos nossos alunos, das nossas alunas, os funcionários de modo geral, para que a gente possa continuar fazendo um Codap sempre para todos e para todas, como a gente sempre fala”, completa o docente.

Integração e pedagogia

As barracas temáticas foram organizadas por alunos e professores, envolvendo pesquisas sobre os temas. “É um evento também de cunho pedagógico, porque as barracas temáticas são preparadas juntamente com os docentes de pesquisa, então eles [alunos] pesquisam sobre cada temática para montar as barracas”, conta a vice-diretora do colégio Eccia Barreto.

Maria Letícia Vieira, aluna do 1º ano, por exemplo, integrou o grupo responsável pela barraca temática de cordel. “A gente pesquisou sobre a história, de onde ele veio, das primeiras aparições do cordel”, conta a discente. “Estou me divertindo muito, é uma experiência nova, porque eu nunca tinha aprofundado no estudo sobre cordéis, é uma coisa que quase ninguém tem uma vontade, um interesse de saber”, completa.

1g6a0385

Outro destaque na festa é a integração das famílias dos alunos. Os parentes se confraternizam, acompanham parte do aprendizado dos filhos, integram-se ao ambiente escolar. “O legal desse evento é que a família também vem, a gente coloca a família dentro da programação. Inclusive vai ter uma quadrilha improvisada, que é uma quadrilha entre os servidores, familiares, alunos, para além da quadrilha do terceiro ano, que é um marco”, diz Eccia Barreto.

Segundo a vice-diretora, a quadrilha do último ano é uma expectativa para o alunado. “Todos os alunos entram no sexto ano e esperam até o terceiro ano do ensino médio, porque eles que vão fazer a quadrilha do jeito deles, para encerrar o último ano de participação, aqui, de ensino”, explica.

“O Codap é uma escola de referência para Sergipe”, define o vice-reitor Rosalvo Ferreira, presente na festa. “Mas é sobretudo a integração entre as famílias, os alunos e a escola que faz a diferença”, pontua.

1g6a0409

“O maior desafio de uma escola pública e que trata de crianças e adolescentes é transformar o ambiente onde elas atuam, porque elas são parte de um processo também de construção da sociedade. Então é preciso que a escola coloque para essas crianças valores, cultura, conhecimento e um respeito mútuo”, define Rosalvo.

A festa junina foi encerrada com a apresentação musical de “W10 dos teclados e convidados”. O professor do Codap Wesley Faria Gomes leciona química, mas usa o pseudônimo W10 quando está no palco acompanhado de seu teclado e parceiros musicais.

Marcilio Costa - Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 30 de junho de 2022, 14:31