História

 

 

 

Cinco campi, investimentos em ensino, pesquisa e extensão, apoio a políticas afirmativas e um crescimento cada vez mais consolidado. O cenário atual da Universidade Federal de Sergipe nada mais é que o resultado de uma trajetória de mais de sessenta anos, iniciada na década de 1940, marco para o surgimento do ensino superior no estado.

Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS é proveniente da criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química (1948), seguida da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), Escola de Serviço Social (1954) e Faculdade de Ciências Médicas (1961), número mínimo necessário de escolas superiores para que se pleiteasse a fundação de uma universidade em Sergipe.

  
 

Em 1963, a então Secretaria de Educação do Estado deu início ao processo de criação da universidade, concretizado em 1967 pelo Decreto-Lei nº 269 e efetivado em 15 de maio de 1968. À época, havia duas possibilidades de regime para a instituição: a autárquica, defendida pelo diretor da então Faculdade de Medicina, Antônio Garcia Filho, e a Fundação Federal, defendida por Dom Luciano José Cabral Duarte, então presidente do Conselho Federal de Educação (CFE).

Institui-se, então, a Fundação Universidade Federal de Sergipe integrada ao sistema federal de ensino superior, incorporando todos os cursos superiores existentes no estado.

Atualmente, a UFS está presente nos municípios de São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana e Lagarto, ofertando 5.500 vagas em 106 opções de curso através de processo seletivo anual. Além disso, há 14 polos de Educação a Distância nos seguintes municípios do estado: Arauá, Brejo Grande, Estância, Japaratuba, Laranjeiras, Lagarto, Poço Verde, Porto da Folha, São Domingos, Carira, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Propriá e São Cristóvão. Já na pós-graduação, a UFS disponibiliza 48 cursos stricto sensu, sendo 8 de doutorado, 37 de mestrado acadêmico e 3 de mestrado profissional.

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação de ensino superior, a UFS adotou a política de cotas sociais a partir do processo seletivo 2010. Com a Lei de Cotas instituída pelo Governo Federal, em 2012, do número total de vagas, 50% são destinadas a estudantes das redes públicas municipal, estadual e federal de ensino. Destas, 14,8% são destinadas a estudantes de baixa renda per capita. Há ainda uma vaga destinada a candidatos portadores de deficiência em cada curso presencial.

A qualidade no ensino também se reflete através do Colégio de Aplicação (Codap), que atende 451 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série) ao 3º ano do Ensino Médio.

Como mostram os dados, a Universidade Federal de Sergipe preza em ser uma instituição pública e gratuita que tem como missão interagir com a sociedade produzindo, disseminando e conservando ideias e conhecimentos, formando profissionais e cidadãos críticos e éticos, contribuindo deste modo para o fortalecimento da democracia e para a melhoria da qualidade de vida.

 

Campus de Laranjeiras

 

Inaugurado oficialmente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 12 de junho de 2009, o Campus de Laranjeiras leva a alunos, professores e toda a comunidade as marcas da forte cultura do município. Sedia as graduações de: Arquitetura e Urbanismo, Dança, Museologia, Teatro e Arqueologia. Também integra alguns cursos de pós-graduação (mestrado) da UFS. Tais áreas dão ao campus a denominação de “O Campus das Artes”.

A estrutura montada oferece aos seus alunos e técnicos 28 ambientes, dentre eles auditórios, laboratórios de pesquisa, salas de aula, área de convivência, biblioteca, plataformas para portadores de necessidades especiais e teatro.

 

Campus de Itabaiana

 

O Campus Prof. Alberto Carvalho deu início às suas atividades acadêmicas em 14 de agosto de 2006. Atualmente, oferece aos estudantes 10 cursos de graduação (as Licenciaturas em Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras e Geografia, além dos Bacharelados em Ciências Contábeis, Administração e Sistemas da Informação) e dois cursos de pós-graduação (os mestrados profissionais em Letras e em Matemática).

O campus de Itabaiana já conta com 117 professores efetivos e aproximadamente 2.500 alunos.

 

Campus Aracaju (Saúde)

 

Formado pelo Hospital Universitário (HU), localizado no município de Aracaju, o Campus João Cardoso Nascimento Júnior iniciou suas atividades em 1984. Desde lá, presta assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade, sendo referência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Voltado aos programas de assistência e inclusão social por meio de parcerias com órgãos públicos, desenvolve atividades de natureza preventiva e extensiva, através de programas nacionais de saúde e educação oferecidos à população sergipana.

Atualmente, o HU possui 123 leitos e realiza mensalmente mais de 10 mil consultas ambulatoriais e 200 cirurgias nas suas diversas especialidades.

 

Campus de Lagarto

 

Criado no ano de 2010, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe , o Campus Prof. Antônio Garcia Filho, em Lagarto, possui atualmente oito cursos de graduação na área de Saúde. A sede provisória é formada por salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditórios e área de vivência estudantil. Já a sede definitiva, que está em construção, terá 37 mil metros quadrados e nela serão investidos cerca de 55 milhões de reais. A metodologia de ensino do Campus merece destaque por ser inovadora, estruturada principalmente no modelo PBL (Problem Based Learning - Aprendizagem Baseada em Problemas), no qual o estudante é provocado por uma situação, real ou simulada nas salas de aula, e faz a apreensão de conteúdo a partir da melhor solução para a mesma. Dessa forma, espera-se que o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares da educação superior, se voltem ainda mais para a comunidade, aproximando os estudantes e docentes da realidade social em que estão inseridos.

 

 

 

 

 

Última atualização:
sex, 12/04/2013 - 15:02



Página criada em: