Apresentação

A nossa querida Universidade Federal de Sergipe, patrimônio do povo sergipano, completa, neste 15 de maio, 45 anos de instituição na condição de aglutinadora das escolas de educação superior existentes no Estado desde 1948 quando foram criadas a Faculdade de Ciências Econômicas e a Escola de Química. A partir de 1968 o universo da educação superior pública em terras de Serigy encontrou na UFS um solo fértil para o seu desenvolvimento. Naquele momento eram ofertados 10 cursos de graduação funcionando em vários prédios espalhados pela cidade de Aracaju, mas logo foi sentida a necessidade de um espaço mais amplo pois a instituição que ali nascia carregava na sua essência um enorme potencial de crescimento. Assim, a partir de 1980 deu-se a transferência da UFS para a Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, localizada em São Cristóvão, o que possibilitou a reunião de quase todos os cursos então ofertados num mesmo espaço.

Em 2004 a UFS elaborou um amplo programa de expansão com as vertentes da inclusão e da interiorização através do qual foram criados os campi de Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. Nessa perspectiva, também foi criado o Centro de Educação Superior a distância, que apresenta uma atuação fortemente centrada na formação de professores, questão que entendermos ser crucial para a melhoria da educação em seus diferentes níveis.

A UFS que completa 45 anos está presente na capital e em 14 municípios do interior sergipano, possui cerca de 31.000 alunos nas modalidades presencial e semipresencial, distribuídos nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, conta em seu quadro docente efetivo com 1.231 professores dos quais 794 são doutores, e dispõe de 1.227 servidores técnico-administrativos, todos imbuídos do propósito de contribuir com a educação para uma sociedade melhor.

O nosso profundo reconhecimento e agradecimento a todos aqueles que contribuíram para que esse crescimento fosse possível.

Parabéns a todos!

Angelo Roberto Antoniolli
Reitor