Títulos

Doutor honoris causa


O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva receberá da UFS o título de doutor honoris causa. Segundo o Estatuto da UFS, este título é concedido “a personalidades que se distinguem, seja pelo saber, pela atuação em prol da Filosofia, das Ciências, da Técnica, das Artes e das Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos”.

Devido a agenda de compromissos, o ex-presidente não poderá comparecer à cerimônia. Veja abaixo a biografia extraída do site do Instituto Lula.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil entre os anos de 2003 e 2010, Luiz Inácio Lula da Silva manteve em sua trajetória pessoal e política o compromisso firme com a democracia, a redução da pobreza, o combate à fome e a erradicação da miséria. Nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil.

O presidente Lula vivenciou em seu caminho dificuldades semelhantes às de grande parte da população brasileira, trazendo para sua vida política a sensibilidade e identidade com as populações em situação de vulnerabilidade social. Nascido em uma região pobre, com muitas carências materiais, aos 7 anos migrou, junto com a família, para o estado de São Paulo, cidade de Guarujá, onde existiam maiores possibilidades de emprego.

Começando a trabalhar ainda cedo para contribuir com a renda da família, o jovem Luiz Inácio manteve atividades de engraxate, ajudante de tintureiro e office boy; posteriormente, entrou para a área metalúrgica na Fábrica de Parafusos Marte.

Já formado torneiro mecânico pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), trabalhou nas Indústrias Villares, no ABC paulista, onde começou a participar do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Após ocupar diferentes cargos na instituição, elegeu-se presidente em 1975, sendo reeleito em 1978, e passou a representar 100 mil trabalhadores. Os sindicatos dos trabalhadores da região do ABC participaram ativamente, por meio de movimentos grevistas, das contestações ao regime militar brasileiro e da luta por mais direitos e melhores salários para os trabalhadores no final dos anos 1970, quando Lula já era o principal líder sindical.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, que representava a união de centenas de milhares de pessoas ligadas aos movimentos sindicais, comunidades eclesiais de base da igreja católica, grupos de esquerda e intelectuais.

Em 1984, Lula participou, como uma das principais lideranças, da campanha das “diretas-já” para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte.

Após três tentativas, Lula foi eleito presidente da República para o período de 2003 a 2006 e reeleito para o segundo mandato, de 2007 a 2010. Durante os seus oito anos de governo, foram gerados 15 milhões de empregos. Entre 2003 e 2009, 27,9 milhões de pessoas saíram da pobreza, enquanto 35,7 milhões ascenderam à classe média.

Lula terminou o segundo mandato com 87% de aprovação, tornando-se um dos mais populares presidentes da história do Brasil e um dos políticos mais respeitados do mundo.

Em 2010, Lula apoiou a candidatura de Dilma Rousseff, que foi ministra de Minas e Energia e depois ministra da Casa Civil durante seus dois mandatos. Ela venceu as eleições e se tornou a primeira mulher eleita presidente do Brasil. O mandato dela começou no dia 1º de Janeiro de 2011.

Desde fevereiro de 2011, Luiz Inácio Lula da Silva é presidente honorário do Partido dos Trabalhadores pela segunda vez.

Ao término do segundo mandato de Lula, o Instituto da Cidadania — onde Lula debateu e elaborou com toda a sociedade propostas de políticas públicas antes de ser eleito presidente — deu lugar ao Instituto Lula, que cuidará do acervo histórico e do intercâmbio internacional das experiências políticas do ex-presidente.

Em junho de 2012, recebeu dos médicos a notícia da remissão completa do câncer que descobriu na laringe em outubro de 2011.

Medalha de mérito cultural


A professora Maria Lúcia Dal Farra, vencedora em 2012 do Prêmio Jabuti com o melhor livro de poesia, receberá a medalha de mérito cultural. O prêmio, de acordo com o Estatuto da UFS, é dedicado “a eminentes personalidades que se destacam por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da cultura”. Leia abaixo o currículo da homenageada preparado pela Comissão de Comemoração dos 45 anos da UFS.

Maria Lúcia Dal Farra
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (1966), graduação em licenciatura em Piano pela Faculdade de Música Santa Marcelina de Botucatu (1965), graduação em licenciatura em Educação Musical pela Faculdade de Música Santa Marcelina de Botucatu (1964), mestrado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade Federal de São Paulo (1979), pós-doutorado pela École Pratique Des Hautes Études de Paris (1981), pós-doutorado pela Universidade de Lisboa e pós-doutorado pela Universidade Federal de Sergipe (1992). É professora titular aposentada da Universidade Federal de Sergipe, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro do corpo editorial da Revista Ártemis, membro do corpo editorial da Revista de Letras (Assis), membro do corpo editorial da Revista Diadorim (Rio de Janeiro), membro do corpo editorial da Travessias. Encarte de poesia da Revista Camoniana (USP), membro do corpo editorial da Revista Crioula (USP) e membro do corpo editorial da Vila Atlântica (USP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da poesia, modernidade, literatura comparada, poesia francesa, Baudelaire, Rimbaud, Mallarmé e surrealismo.

Publicou 98 artigos completos em periódicos, 58 capítulos de livros. Publicou e organizou 28 livros. Participou em mais de uma centena de eventos, congressos, exposições e feiras no Brasil e no exterior.

Orienta alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade de Brasília e da Universidade de Évora, alunos do Diretório de Pesquisa para participação em congresso internacional – Col. Florbela Espanca. Sua obra crítica é bibliografia ativa de centenas de estudos acadêmicos nacionais e internacionais. Cofundadora do Necepo da Unicamp (1982); fundadora (1983) e diretora (do n.1 ao 8) da EPA da Unicamp; desde 1996, co-diretora da col. Vera Cruz da Iluminuras de SP; desde 2013, consultora externa para o FCT da Universidade de Coimbra. Há monografias, teses de doutorado e ensaios sobre sua poética.

Prêmios e títulos

2012

Prêmio Jabuti de Poesia, Câmara Brasileira do Livro; Representante do Brasil na Flipima (Festival Internacional de Poesia de Lima, Peru), Embaixada do Brasil em Lima (Peru); Homenagem a Maria Lúcia Dal Farra, Adufs.

2011

Participação de Uma noite com Pessoa (2 de junho, Casa Fernando Pessoa).

2010

Huéspede de Honor de La Alcadia de Diriamba (Alcadia de Diriamba, Nicarágua); Representante do Brasil no VI Festival Internacional de Poesia de Granada, en homenaje al poeta místico Azurías H. Pallais (Granada, Nicarágua), Embaixada Brasileira na Nicarágua.

2006

Troféu Núbia Marques (2ª edição), Aracaju; Troféu Femucic 2006, por letra e música, com Joésia Ramos (intérprete), no Festival de Música de Maringá, PR/Sesc.

2005

Efetivação como Patrona da cadeira 25 da Academia Botucatuense de Letras.

2004

Prêmio de Incentivo à Cultura, Banese.

2003

Título de Cidadã Sergipana, Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

2002

Homenagem pelo montante de sua obra, Circuito Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro; Homenagem pelo montante de sua obra, Universidade Tiradentes.

1984

Membro Honorário da Academia Botucatuense de Letras.

Professores eméritos


Leia abaixo o currículo dos docentes que serão homenageados com o título de professor emérito, dado àqueles, segundo o Estatuto da UFS, “que se aposentaram e alcançaram posição eminente na pesquisa ou no ensino”. O texto foi preparado pela Comissão de Comemoração dos 45 anos da UFS.

Edith Maria Bastos Paixão
Graduou-se em Odontologia pela UFS. Fez curso de aperfeiçoamento em Materiais Dentários - aplicados à Clinica Integrada na Faculdade de Odontologia de Bauru. Foi agraciada com a Medalha de Mérito Estudantil, conferida pela UFS em 1975. Foi cirurgiã-dentista concursada da Secretaria de Estado da Saúde, lotada na Casa Maternal Amélia Leite. Ingressou na UFS em 1975 na disciplina Materiais Dentários. Foi membro do Colegiado do Curso de Odontologia, Presidente da Comissão de Estágio, Coordenadora da disciplina Clínica Odontológica Integrada. Foi Chefe do Departamento, membro do Conselho Administrativo do Hospital Universitário, Presidente da Comissão Permanente de Fiscalização e Organização do Almoxarifado Central do Departamento de Odontologia. Participou de bancas de concurso público para professor. Aposentou-se em março de 2002.

Ernani Oliveira Lima
Admitido na UFS em 1978 como professor colaborador do Departamento de Administração e Ciências Contábeis, lecionou as seguintes disciplinas: Administração da Produção I e II, Elementos e Análise de Custos, Iniciação Empresarial, Administração de Empresa, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Foi Chefe de Departamento e colaborou com as reformas na grade do curso de Administração. Participou da criação do curso de Engenharia de Produção. Foi membro do Conselho da Proex, orientou monografias de graduação, participou de várias bancas examinadoras. Aposentou-se em 2011.

Fernando Miguel Pacheco Chaves
Graduado em licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo, mestre, doutor e pós-graduado em Física pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como docente do Departamento de Física desde 1983, sempre preocupado em desenvolver métodos pedagógicos inovadores para promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem de Física. Foi pioneiro no processo de internacionalização da UFS promovendo com sucesso a vinda de docentes do Leste europeu para compor o corpo docente da universidade. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Fatorização e Amplitude de Probabilidade. Aposentou-se em 2009.

José Maria de Oliveira Silva
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, graduação em Administração Escolar e Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Piratininga, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado em Ciências Sociais pela EHESS, Ecole Des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Teorias do Estado Moderno, atuando principalmente nos seguintes temas: Manoel Bomfim, Sociologia Cultural, Cultura Política, Euclides da Cunha e Canudos, Estado e Violência. Foi professor do Departamento de Ciências Sociais, coordenador do curso de pós-graduação, coordenador de Pós-Graduação. Publicou artigos em periódicos e capítulos de livros. Participação em bancas de trabalhos de conclusão e bancas de seleção para professores.

Maria de Fátima Monte Lima
Graduada em Pedagogia pela UFS, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou na UFS como professora substituta e depois ingressou no Departamento de Educação onde lecionou diversas matérias de ensino na graduação, pós-graduação, orientando alunos e participando de bancas de concurso público, bancas de qualificação, defesas de dissertações e de teses. Criou com alguns colegas núcleos de estudos e pesquisas, ministrou e participou de cursos, proferiu palestras, conferências e seminários, monitorou estágios, desenvolveu programas e projetos de pesquisa, com apresentações de trabalhos em congressos, colóquios, encontros científicos, nacional e internacional. Produziu vários artigos publicados em periódicos científicos, escreveu livros e colaborou em outros com diversos capítulos. Ocupou cargos, participou de diferentes colegiados, conselhos e da luta junto aos demais colegas do sindicato. Sua trajetória profissional foi tema de investigação na pós-graduação lato sensu da UFS, na linha de pesquisa História da Educação. Aposentou-se em 2003.

Maria Izabel Maynart Pereira Oliveira
Graduada em Medicina pela UFS em 1972. Em 1973, através concurso público foi admitida como professora auxiliar de Ensino do Departamento de Morfologia, CCBS, na disciplina Histologia e Embriologia Humana e cumpriu suas atividades docentes durante 35 anos. Além do ensino, que foi sua grande participação na UFS, exerceu funções administrativas e dedicou-se também à pesquisa, destacando-se: O estudo histofisiológico das células de Paneth, Comportamento das células de Paneth frente às afecções parasitárias e infecciosas, sob a orientação do professor Nestor Piva, tendo com este trabalho conseguido bolsa no CNPq na categoria aperfeiçoamento (1980-1982), Ação do zinco sobre as glândulas salivares, desenvolvimento fetal da glândula mamária – estudo da fase invasora. Desenvolveu ainda trabalhos didáticos como Atlas com Microfotografias, os quais eram usados nas aulas práticas da disciplina.

Olímpio de Oliveira Passos
Graduado em Ciências Contábeis e em Direito pela UFS. Abnegado estudioso das Ciências Contábeis, foi professor da Unit e ingressou na UFS em 1991 como professor substituto e efetivado em 1993. Foi Chefe de Departamento. Aposentou-se compulsoriamente em 2012, mas deixou no Departamento de Ciências Contábeis uma lacuna impreenchível do ponto de vista profissional, de amizade e companheirismo.


Última atualização:
qua, 17/04/2013 - 10:02


Página criada em: