|
Manoel Bonfim, Alina Paim, e Tobias Rabelo Leite são os três autores sergipanos escolhidos para a discussão no “Seminário Inclusão Social e Diversidade”, que ocorre no dia 9, às 15h, no Auditório da Reitoria, dentro da programação que comemora os 45 anos da Universidade Federal de Sergipe. Segundo a professora Iara Maria Campelo Lima, do Departamento de Educação, o seminário “traz para o cenário da comemoração dos 45 anos da UFS três autores que teceram sentidos e significados do pensamento educacional brasileiro na perspectiva do direito à educação para todos”. Manoel Bonfim Médico que se destacou pela originalidade de suas ideias e pela coragem de socializá-la em meio a um ambiente dominado pela explicação eugênica da sociedade, “Bonfim entendeu que somente por meio da educação era possível chegar ao progresso e ao desenvolvimento pretendido pelas políticas públicas da época”. O pensamento de Manoel Bonfim será apresentado pelo professor doutorando Claudefranklin Monteiro Santos. Alina Paim A professora Ana Maria Leal Cardoso, do Departamento de Letras, apresentará a literatura da romancista sergipana Alina Paim. Paim foi “autora de uma vasta produção literária de forte teor socialista, fruto da sua militância no Partido Comunista Brasileiro, por quase duas décadas”. Foi também “a única mulher a ter um romance publicado, no caso, Estrada da liberdade, em que se pode ver a luta da protagonista por uma sociedade mais justa, inclusiva”, explica a professora Iara Maria. Tobias Rabelo Leite Definido por Bittencourt Sampaio como “homem de talento, grande saber e probidade exemplar”, Tobias Rabelo Leite foi médico sanitarista e deputado por Sergipe na Assembleia Geral, na época do Império. Tornou-se referência obrigatória na historiografia dos surdos no Brasil e foi responsável pela estruturação do Imperial Instituto dos Surdos Mudos, atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES. Sua apresentação será feita pela professora Verônica dos Reis Mariano Souza, do Departamento de Educação. A UFS Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS é proveniente da criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química (1948), da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), da Escola de Serviço Social (1954) e da Faculdade de Ciências Médicas (1961).
Ascom |
Seminário Inclusão Social e Diversidade

